Tempo, tempo, tempo, tempo...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Para que greve?

Na área da educação no cenário municipal temos sinais de cansaço e desgaste. Aos que não gostam de política, escuto assim: Mas, para que greve??? E eu, penso, logo cogito!!!
Que pergunta tola! Se pensamos ou estamos em greve é porque as coisas não estão funcionando bem, ou melhor, a Educação não está funcionando mesmo.
Mas, concordo em parte com você, pois infelizmente "estamos em greve" e não como deveria, fazendo greve, pois é sabido que as pessoas aproveitam desse período para pegar um bronzeado no litoral, quando deveriam como grevistas lutarem acirradamente por seus direitos constitucionais.
... estamos em greve porque o senhor político não cumpre com suas promessas, ao contrário farta-se às nossas custas e não está nem aí para as condições de ensino aqui e agora; estamos em greve porque não se vive em um país capitalista de brisa e utopia; estamos em greve para chamar a atenção dos ingênuos eleitores, para que pelo amor de Deus, nas próximas eleições "VOTEM CERTO, NÃO SUSTENTEM PARASITAS"; greve porque precisamos da educação; greve porque é a última arma que temos para afrontarmos o sistema.
Porém, enquanto existirem maus gorvenantes e crédulos governados, enquanto a nação não sentir vergonha de ser ignorante e passiva, a greve será necessária, pois o que resta à minoria é gritar: "estamos em greve porque não se aguenta mais ficar de braços cruzados à espera de que o gestor vire gente, cumpra com seus compromissos e haja com dignidade, desempenhando o papel de governante e não de tirano.
O problema na educação não é somente dos professores e estudantes, mas sim de toda a nação. E nada vai mudar enquanto ela não se conscientizar de que o nosso país está enfermo, prestes a morrer. Morrer de fome, de ignorância, de vergonha, justamente por causa dos políticos que ela mesma elegeu, então devemos aplaudir o Congresso Brasileiro e como mortos-vivos "viver" uma sobre-vida.

Adenize de Oliveira Chagas

OBS.: Este texto foi elaborado em 1999 para aula de filosofia... Vejo que depois de tantos anos, ainda nada mudou...

Um comentário:

  1. Mais uma vez insistente, intensa, crítica e reflexiva sobre nossa triste realidade. Este é um artigo que nos faz refletir sobre a urgência de uma faxina geral nos cargos públicos do Brasil. Chega de tanto desrespeito com o povo. Mas realmente é necessário que o povo se sinta perceba como a peça influente que é de fato para mudar essa situação.

    ResponderExcluir

Fala aí, o que você achou?!

A casa é sua...