Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 9 de fevereiro de 2013

O que é preciso para um prefeito fazer bem a sua gestão?


Para que uma gestão municipal funcione é preciso que o gestor nunca esqueça seu papel em frente à prefeitura; que não esqueça que ele está representando toda uma população e não apenas um grupo seleto de “amigos” e/ou “servidores”.
É preciso que ele independente de ter graduação, tenha consciência política e que trabalhe durante o seu mandato tendo como objetivo diário o bem comum e o desenvolvimento do município.
Um bom prefeito não deve ser reconhecido ou lembrado pela sua oratória, mas sim pelo dever cumprido.
Um bom prefeito não acumula números de obras feitas sem que estas estejam em pleno funcionamento e cumprindo o seu papel social.
Um bom prefeito jamais deixaria um órgão como o Conselho Tutelar com telefones bloqueados por falta de pagamento, quando temos uma legislação que traz a criança e o adolescente como prioridade absoluta.
Um bom prefeito respeita os seus servidores e cumpre sua obrigação com a folha de pagamento.
Um bom prefeito não chama a população de mentirosa para escapar de problemas criados por ele mesmo (como no caso da ausência de coleta de lixo que foi denunciado por cidadãos comuns inúmeras vezes e que foram chamados de mentirosos).
Um bom prefeito não põe a culpa de seu fracasso em sua equipe, ao contrário ele se coloca como o primeiro a falhar.
Um bom prefeito não deixa as Secretarias como ilhas, mas trabalha ciente que cada uma é vital para o desenvolvimento do todo (cidade).
Um bom prefeito é sabedor que para administrar uma cidade é necessário que ele saia do pedestal e vá para a comunidade saber quais as reais necessidades e prioridades desta.
Um bom prefeito não faz uma obra para pessoas caminharem, quando na metade do percurso uma parte da população continua às escuras, onde estudantes, trabalhadores etc. põem em risco suas vidas ao transitarem numa rua sequer com iluminação e acostamento.
Um bom prefeito ao olhar para a cidade que vai administrar busca resolver os grandes problemas primeiro (pois só tem quatro anos de gestão), só depois ele vai fazer obras que sejam de prioridade secundária.
Um bom prefeito jamais trabalha acreditando que pode “seguir em frente” sem buscar as parcerias necessárias.
Um bom prefeito não compra voto, mas faz questão de acreditar que seus votos derivam de suas propostas e de sua coerência entre o dito e o feito e não entre o dito e o “mal”dito.

Adenize de Oliveira.
09/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí, o que você achou?!

A casa é sua...