Tempo, tempo, tempo, tempo...

domingo, 24 de abril de 2011

Polêmica cultural na Paraíba

 Forró de hoje e/ou forró de raiz... eis a questão!



Chico César

Biliu de Campina

Deu no Jornal da Paraíba...

PLÁSTICO E CENSURA

Por Marcos Tavares

Pouca gente sabe, mas existe uma lei estadual que obriga os gestores a contratarem preferencialmente artistas paraibanos para os eventos patrocinados com verba pública. Isso seria o bastante para isentar o secretário de Cultura Chico César de qualquer tentativa de censura e cerceamento da arte ao declarar que o Estado não bancaria as bandas de forró chamadas de “plastificadas” que proliferaram pelo país como uma peste levando música da pior qualidade embalada por dançarinos e cantores medíocres.
Diz-se que César é de difícil trato e até avesso a diálogo. Não sei, pois não conheço esse cidadão além dos discos, mas sei bem que entre os requisitos para se cuidar bem da cultura na Paraíba não está a simpatia.Não podemos admitir que nosso suado dinheirinho vá custear essas bandas vindas do Ceará que fazem um forró eletrônico e descaracterizado, autênticos caça-níqueis que se aproveitam do gosto duvidoso da massa para lotarem estádios e clubes com suas canções melosas ou de fundo  dúbio.
É verdade que o Estado não pode ditar o tipo de arte que se deve fazer ou não, mas o Estado pode escolher o que comprar ou não com nosso rico dinheiro e nesse caso acho muito acertada a atitude de prestigiar os músicos da terra, os que fazem a verdadeira música de raiz já tão sufocada nos rádios e televisões em detrimento das “Calcinhas Pretas” e dos “Forrós da Xêta” que simplesmente pelo nome já mostram que tipo de arte eles trazem.
O mundo desabou sobre Chico César, porque ele teve a coragem de expor seu ponto de vista como artista e como gestor da coisa pública.Poderia ter sido mais fácil se ele tomasse essa decisão isolado num gabinete, mas ele fez questão de dividir com o povo sua opinião, o povo que em última instância paga essas promoções. Se o povo quer a arte ruim, se emociona com Xitãozinho e seus afins, que compre seus discos, porque não cabe ao Estado bancar esse tipo de programa.

Fonte: http://jornaldaparaiba.globo.com/coluna.php?id=9624

Um comentário:

  1. Oi amiga querida obrigada pela presença tão amorosa la no blog, adorei teu comentário, vim te dar um abraço de Páscoa e votos de uma semana bem feliz para vc. Parabéns pelo blog, é muito lindo e informativo. beijos!

    ResponderExcluir

Fala aí, o que você achou?!

A casa é sua...