Tempo, tempo, tempo, tempo...

quarta-feira, 30 de março de 2011

E por falar em Alencar, saiu no Jornal da Paraíba

 

Independente de ser vice-presidente, empresário, com certeza ele foi um homem de muito carisma e com uma energia contagiante. Creio que tenha sido o VICE mais querido do Brasil. Segue abaixo matéria publicada no Jornal da Paraíba.

Alencar e a paraíba

A Paraíba não deve lembrar apenas do ex-vice-presidente da República, José Alencar,  como um homem que, em meio a grandes  turbulências políticas, mostrou determinação e coragem na luta pela vida, mas também pelos gestoe e atitudes em prol do desenvolvimento econômico e social do Nordeste, incluindo o nosso Estado.
O conheci nas visitas que fazia as obras da Coteminas (Embratex) em Campina Grande, fábrica têxtil que gerou renda e muitos empregos na cidade, vitaminando o Distrito Industrial da Rainha da Borborema.  Nas entrevistas à imprensa, ele sempre enfatizada sua preocupação com as desigualdades regionais e por isso escolhera o Nordeste para investir. É claro que os incentivos da Sudene, bem como do Estado e da Prefeitura, além da mão de obra barata, foram importantes para a instalação do empreendimento na cidade. Outros estados também ofereciam vantagens semelhantes, mas Alencar preferiu investir na Paraíba. Depois, a Coteminas se instalou também no distrito industrial de João Pessoa.  Em virtude, desses investimentos José Alencar foi agraciado com os merecidos títulos de Cidadão Campinense e Paraibano.
Outra luta importante de José Alencar, quando assumiu o Governo ao lado do presidente Lula, em 2003, foi com relação à Transposição do Rio São Francisco. Ele foi designado para ser o articulador do projeto. A primeira viagem de Alencar foi a Paraíba. Na sede da  FIEP, em Campina, ele e o então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, falaram para um auditório lotado de políticos, empresários, trabalhadores e estudantes e conseguiram o apoio de todos. Depois, foram festejar  o sucesso do evento em Manoel da Carne de Sol, onde Alencar tinha uma mesa cativa. No final do governo, em visita às obras, Lula disse que devia o projeto aos dois companheiros. “Ele [Alencar] foi o primeiro a enfrentar o desafio de convencer as pessoas que eram contra para a gente fazer a transposição”, disse Lula. “Foi o Ciro que elaborou o projeto e fez o debate”, completou.
De infância humilde,  Alencar foi um exemplo como político e empresário e sobretudo de ser humano. Como diz o poeta, os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes.  Alencar chegou ao monte. 

2 comentários:

  1. Boa noite.

    Bela homenagem!! Ele realmente foi um exemplo de homem público e cidadão. A serenidade diante de um problema tão sério, conquistou o Brasil.

    Um grande abraço.
    Tenha uma noite cheia de paz e amor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa frase do Eduardo Galeano sobre a UTOPIA.

    ResponderExcluir

Fala aí, o que você achou?!

A casa é sua...